Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187
Comparte esta pagina
Título : | Gênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar. |
Autor : | SANTOS, Rita de Cássia de Almeida |
Palabras clave : | Identidade de gênero na educação; Educação pré-escolar; Brincadeiras; Professores - Formação; Prática de ensino |
Fecha de publicación : | 26-ene-2017 |
Citación : | SANTOS, Rita de Cássia de Almeida. Gênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | Este trabalho discute acerca de como estão sendo orientadas as questões de gênero nas brincadeiras infantis. Objetivando verificar o direcionamento das brincadeiras para meninos e meninas; conhecer como essas se relacionam na ausência da supervisão de adultos / professor (a) e identificar quais as concepções de gênero que emergem a partir das práticas desenvolvidas pelas docentes. A pesquisa se insere na Educação Infantil em 3 turmas com crianças de 4 a 6 anos e três professoras. Para tanto, embasamo-nos teoricamente em autores/as como Louro (1997), Vygotsky (2007), Wallon (2010) e Kishimoto (2010). No que diz respeito ao percurso metodológico, foram realizadas observações de toda a rotina das crianças e entrevistas semiestruturada com as professoras. Para tratar dos dados da pesquisa utilizamo-nos da análise do conteúdo, na perspectiva de Bardin (2006). Concluímos que embora as brincadeiras e atividades lúdicas marcassem a rotina das crianças, os direcionamentos desses momentos ainda deixam a desejar e o desconhecimento das ideias/discussões e conceitos que envolvem o termo gênero contribui para a omissão/silenciamento de uma prática docente que forme para as interações sociais mais igualitárias entre meninos e meninas. Não pretendemos aqui culpabilizar os/as educadores/as, pois são diversas lacunas que contribuem para que a discussão de gênero seja silenciada, favorecendo a reprodução de padrões normativos, sujeitando crianças a experiências conflituosas e desnecessárias. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Rita de Cássia de Almeida.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons